Em mais uma resenha de anime vou falar um pouco da história de Inuyasha, uma produção que passou por aqui no Cartoon Network e na Globo e que fez um relativo sucesso entre os fãs de animação japonesa, alguns spoilers serão contados.
O anime conta a história de Kagome (ou Agome na dublagem brasileira), uma estudante que mora em um templo budista com seu avô, mãe e irmão. Certo dia ela é perseguida por um estranho monstro centopeia e atirada no poço do templo. Lá dentro Kagome viaja para o passado, para um Japão feudal habitado por humanos e demônios (ou youkais em japonês).
Uma vez nesse novo mundo Kagome, ainda perseguida, é salva por Kaede, uma senhora sacerdotisa, porém o demônio ainda não desistiu de perseguila, fugindo do monstro ela entra em uma floresta onde encontra Inuyasha, um meio youkai, metade humano, metade cachorro (a parte demônio), selado em uma árvore por Kikyou, a irmã mais velha de Kaede que o prendeu naquele lugar antes de morrer.
Porém a presença de Kagome o desperta e a sua incrível semelhança com Kikyou faz Inuyasha confundi-la com a mesma. Logo Inuyasha promete salvá-la se retirar a flecha que o prende. Kagome o faz e Inuyasha derrota o monstro, então o verdadeiro propósito de Inuyasha é revelado, ele quer a jóia de quatro almas, que está na vila de Kaede, e que pode torná-lo um demônio completo, já que ele é um meio youkai devido sua mãe humana.
Porém Kaede consegue impedi-lo e Kagome de posse do arco-e-flecha de Kikyou destrói a jóia em vários pedaços que se espalham por todos os lugares.
Após “domar” Inuyasha com um rosário mágico, os dois agoram precisam reunir todos os pedaços da jóia espalhadso pelo mundo, já que um simples fragmento pode trazer muito poder para um youkai.
Durante essa jornada novos amigos surgem como o monge Miroku (ou Miroki na dublagem), a assassina de youkai Sango, Shippou, a youkai raposa e a pulga Myouga. E inimigos também como o misterioso Naraku (ou Naraki na dublagem) e o irmão de Inuyasha, Sesshoumaru.
Durante a jornada descobrimos o passado dos personagens, o porquê de Kikyou ter prendido Inuyasha naquela árvore, o verdadeiro motivo da rixa entre os irmãos Inuyasha e Sesshoumaru e vemos todos os poderes que a jóia é capaz de liberar.
Com uma trama envolvente, personagens carismáticos e ação constante, Inuyasha é mais que recomendado.
O anime possui 167 episódios na série inicial, mais 26 na continuação que fecha a história e 4 filmes.
O mangá foi lançado por aqui pela JBC e totalizou 112 edições.